Please enter subscribe form shortcode
Please enter instagram feed shortcode
Biópsias e peças cirúrgicas: devem ser acondicionados em recipientes com boa vedação e imediatamente imersos em Formol (formaldeído a 10% sendo ideal tamponado) em volume superior ao tamanho do fragmento, evitando que o material grude na tampa e provoque artefatos que inviabilizem tecnicamente a análise. Quando a peça for grande o volume ideal de formol é a quantidade suficiente para envolver todo o material. Deve se providenciar transporte no mesmo dia para o laboratório para minimizar os efeitos da autólise.
Requisição: deve ser acondicionada em uma embalagem plástica à parte e, então, colocar junto às amostras. Esta etapa é importante para proteger as informações do pedido médico caso o conteúdo líquido do recipiente extravase.
É importante que o material esteja adequadamente identificado com etiqueta contendo o nome do paciente, número do registro (se for o caso), designação da amostra e de sua topografia para evitar perdas, extravios.
Não utilizar soro fisiológico para fixação ou qualquer outro tipo de solução ou reagente.
A requisição médica é um documento e deve ser preenchido corretamente, com letra legível, deve estar assinada e conter o nome do médico solicitante, CRM, carimbo e seu telefone para contato.
Obrigatoriamente deve conter: nome completo do paciente, idade, sexo, etnia, nome da mãe, antecedentes pessoais e familiares de relevância para o diagnóstico, identificação, topografia e lateralidade do material, e se for o caso, designação de marcações prévias (por exemplo, margens ou pontos para orientação do espécime).
Lembrar sempre de informar as hipóteses ou indicações clínicas, resultados de exames relacionados e relevantes.
A legislação vigente do parecer CFM, de 13/05/94, tendo como relator o Conselheiro Luiz Carlos Sobania dispõe que:
Para solicitar a retirada do seu material (blocos e/ou lâminas histológicas), não é necessário se deslocar até o Laboratório.
Siga as orientações abaixo:
Em caso de retirada pelo paciente:
Em caso de retirada por terceiros:
A partir da retirada do material, paciente ou terceiro autorizado será responsável pela guarda, manutenção e destino do mesmo. Para evitar perdas ou outros danos, deve-se zelar pelas amostras. Desta forma, recomendamos promover a transferência imediata das amostras para o Laboratório de destino.
O acondicionamento dos blocos em parafina poderá ser realizado à temperatura ambiente(20-25C) em embalagens fechadas que permitam proteger o material de deformações mecânicas, do calor, no caso das lâminas de vidro com material biológico processado deve ser embalado ou acondicionado da mesma forma dos blocos, de modo a evitar quebrar a lâmina do bloco.
Trabalhamos com um prazo máximo de 07 dias úteis para a entrega de resultados ou conforme contrato acordado. No caso de alguns exames específicos e complementares o tempo poderá ser superior. Exames de urgência em até 24h.
Social Chat is free, download and try it now here!