Please enter subscribe form shortcode

Procedimentos de fixação e acondicionamento nos recipientes

Biópsias e peças cirúrgicas: devem ser acondicionados em recipientes com boa vedação e imediatamente imersos em Formol (formaldeído a 10% sendo ideal tamponado) em volume superior ao tamanho do fragmento, evitando que o material grude na tampa e provoque artefatos que inviabilizem tecnicamente a análise. Quando a peça for grande o volume ideal de formol é a quantidade suficiente para envolver todo o material. Deve se providenciar transporte no mesmo dia para o laboratório para minimizar os efeitos da autólise.

Requisição: deve ser acondicionada em uma embalagem plástica à parte e, então, colocar junto às amostras. Esta etapa é importante para proteger as informações do pedido médico caso o conteúdo líquido do recipiente extravase.

É importante que o material esteja adequadamente identificado com etiqueta contendo o nome do paciente, número do registro (se for o caso), designação da amostra e de sua topografia para evitar perdas, extravios.

Não utilizar soro fisiológico para fixação ou qualquer outro tipo de solução ou reagente.

A requisição médica é um documento e deve ser preenchido corretamente, com letra legível, deve estar assinada e conter o nome do médico solicitante, CRM, carimbo e seu telefone para contato.

Obrigatoriamente deve conter: nome completo do paciente, idade, sexo, etnia, nome da mãe, antecedentes pessoais e familiares de relevância para o diagnóstico, identificação, topografia e lateralidade do material, e se for o caso, designação de marcações prévias (por exemplo, margens ou pontos para orientação do espécime).

Lembrar sempre de informar as hipóteses ou indicações clínicas, resultados de exames relacionados e relevantes.

Retirada e Devolução de Blocos e Lâminas

A legislação vigente do parecer CFM, de 13/05/94, tendo como relator o Conselheiro Luiz Carlos Sobania dispõe que:

Para solicitar a retirada do seu material (blocos e/ou lâminas histológicas), não é necessário se deslocar até o Laboratório.

Siga as orientações abaixo:

Em caso de retirada pelo paciente:

Em caso de retirada por terceiros:

A partir da retirada do material, paciente ou terceiro autorizado será responsável pela guarda, manutenção e destino do mesmo. Para evitar perdas ou outros danos, deve-se zelar pelas amostras. Desta forma, recomendamos promover a transferência imediata das amostras para o Laboratório de destino.

O acondicionamento dos blocos em parafina poderá ser realizado à temperatura ambiente(20-25C) em embalagens fechadas que permitam proteger o material de deformações mecânicas, do calor, no caso das lâminas de vidro com material biológico processado deve ser embalado ou acondicionado da mesma forma dos blocos, de modo a evitar quebrar a lâmina do bloco.

Critério de Rejeição de Amostras

Procedimento de Biossegurança

Prazo de Entrega dos Laudos

Trabalhamos com um prazo máximo de 07 dias úteis para a entrega de resultados ou conforme contrato acordado. No caso de alguns exames específicos e complementares o tempo poderá ser superior. Exames de urgência em até 24h.

Patologia Ourinhos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.